segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um Novo Sol




Um Novo Sol

Todos garantiam que Guilherme aterrissaria por aqui em junho. Planejamos festa com brinquedos para Felipe, deixando para o ilustre novo membro familiar um mes mais à frente, com fogueiras e tantas delícias de quentão e pipoca e doces. Antonio, João e Pedro, os famosos santos, seriam seus protetores, testemunhas do evento! Até bandeirinhas e mastros faríamos nos próximos anos, para desespero de alguns vizinhos mais acomodados...
Não é que o fofinho, logo na madrugada de trinta de maio deu seu ar de graça, cutucando a barriga da mãe, logo ao amanhecer! O pai, sonolento até cansado, pensando nalguma cirurgia que faria ainda naquele dia, tenta convencer a paciente mãe de que o garoto, certamente, só viria lá pelo dia nove, perto da tia Raquel...
Nada disso, Guilherme queria vir naquele dia. Continuou por isso, a cutucar, a dizer com o gesto que daquele dia em diante não ficaria ali dentro nem mais um instante! Começou, então, a dançar...Empurrando, gritava: "me tira daqui!"
Quando às dezoito horas, a médica recomendou a internação de mamãe Juliana e seu apressado filho, o pai da criança sentiu-se flutuar, como se um astronauta fosse!
Seguiu-se, então, o que ocorre sempre nestes momentos de grande expectatia: o coração muda de lugar e começa a pulsar na boca; o estômago costuma fugir e o intestino a roncar e a funcionar a toda hora de modo imprudente e inoportuno! Esta pomposa avó que lhes fala, "super-experiente" por conta de Felipe, tranquila e sorridente, também flutuava entre a avó Irene e a janela do berçário!
Vinte e uma horas, lá estava o garoto tomando seu banho, despudoradamente nu, à frente de avós, tios e primos de olhos arregalados, grudados na vidraça. Campinas tremia no vento que vinha do Sul, zombando e fazendo o guri chorar, peladinho em folha! E Junior, o primo matreiro comentava, num riso mesclado de emoção e asssombro: "chegamos ao mundo sós e partimos sós!" Na verdade, ele chegara com sua mãe; é parte dela! E o papai se recompos e esteve ali o tempo todo. E foram tantas mãos a puxá-lo para fora...
Teria tido angústia?! Apenas agora, depois de adultos, pensamos nisso - o que o bebê possa sentir ao cair neste mundo. E, ao partirmos, seguimos inquietos até desconsolados...Jamais, porém, estaremos sós.
Assim é que, Guilherme é um novo sol em minha vida!

O Poeta e A Casa da Colina

O Poeta e a Casa da Colina




Quando cheguei à Casa da Colina,


Uma emoção suave


Encheu meu coração de ternura


E veio cá fora,Em formato de lágrimas!


Era como uma robusta saudade


De um tempo em que não vivi,


Como se em verdade


Eu tivesse morado ali,


Na década de quarenta!


Em tudo, eu via o genial poeta


Que, como ninguém, inventa


Um poema para celebrar


Sua nova casa, no alto da ladeira.


A Casa da Colina transpira


Aconchego e cultura em cada canto.


Junto aos objetos pessoais do poeta,


Obras de Tarsila, Di Cavalcanti, Anita


E Brecheret, cada qual com seu encanto,


Fazendo a casa mais bonita!


Envolta em nostalgia,


Vejo o Príncipe dos Poetas


Descendo de sua mansarda,


Em grande euforia,


A cada nova composição,


Para aderir-se à Revolução


Ou a completar a tradução


De grandes poetas franceses...


Quantas,ainda muitas vezes


Guilherme de Almeida


Será homenageado


Em Campinas, sua terra natal


E Brasil afora até no exterior.


Tornou-se justamente imortal


E granjeou nosso amor


Pelo seu carisma de poeta - maior.


Sou feliz nesse momento


Pois tenho um rebento


A quem, como ao poeta,


Amo e admiro,


Que leva consigo


Este nome marcante:




Guilherme!




Celebramos, a pessoa brilhante que foi Guilherme de Almeida, aclamado "Príncipe dos Poetas", nascido em Campinas ( 24 - 07-1890/ 11-07- 1969).




Festas muitas e Ano Novo

Festas e Ano Novo



Havia algum tempo eu queria vir postar alguma conversinha, mas as festas de Natal e Ano Novo atropelaram-me.

A cada ano, prometo enfeitar a casa em meados de novembro e comprar presentinhos - meras lembrancinhas - muito antecipadamente. Desta vez, resolvemos refazer o jardim;ainda mais os netos de férias, foi um envolvimento total.

Fim- de - ano recebo milhões de e-mails! Mensagens lindas, reconfortantes, amorosas e algumas para reflexão, do que também gosto muito. E lá fui fazer minha lista básica de propósitos, metas grandes e pequenas, coisas que venho empurrando de barriga. Desde uma oração mais bem feita ( com meditação), aqueles exercícios físicos diários, o comer correto até leituras que dormem desde um bom tempo! Fica ainda o projeto de escrever outro livro e pintar só um pouquinho... Bom é que tenho viajado bastante e, estando fora de meu " habitat" a rotina se desvia um bocado.

Neste fim- de- semana, depois de muito relutar, fui conhecer a reserva florestal, Guainumbi, parte do complexo Parque Estadual da Serra do Mar. A natureza exuberante, vibra nas árvores, flores e aves e nos transmite muita paz.

Foi interessante, nós ali na varanda, os homens vestidos como caçadores ( !?): calça, camisa, bonés, tudo camuflado. Com suas câmeras, filmadoras, binóculos, gravadores e sei lá mais quantos objetos necessérios ou não! Pareciam crianças, em acampamento de escoteiros. E era impossível não ouvir suas conversas animadas: " você conseguiu pegar o môcho - diabo?", " Viu a corujinha - de barranco e o bandeirinha?" Eu me encantava com o sanhaço que vinha a cada momento comer mamão. E o periquitão, de asas completas, tornara-se um exibido voando por todo lado: tinha sido domesticado.

Os amantes de aves, sairam muito cedo, voltaram para o almoço; tornaram a sair e voltaram para o jantar; deram -se um tempo mínimo de descanso e novamente ingressaram mata adentro, atrás de corujas sonolentas! Foi como disseram: " overdose de corujada". Ainda no domingo foram de madrugada e só voltaram para o almoço, quando era hora de partir.
Eles tem ido diversas vezes; para mim foi vez primeira e gostei do lugar: caminhei pelos arredores e pus minha leitura em dia.
Espero voltar por lá.

No Agora Do Meu Tempo

    No agora desta segunda-feira chuvosa, acabei de receber e-mail de minha criança que diz ter feito " meduda viagem" até Madri, na Espanha. Lá estão também outras quatro crianças, sendo duas verdadeiras jóias raras, pequeninos tesouros de tres e quatro aninhos!
    No cenário mundial, os presidentes dos Estados Unidos e o da França lutando muito para serem reeleitos. Porém, a vitória poderá escapar-lhes, é o que suponho. Quanto à crise econômica, o estado de suspense ou alerta é da Espanha que ostenta alto índice de desemprego, o maior em dezoito anos!
     Aqui no Brasi, vemos um grupo de empresários zelosos de tirar o mundo do sufoco, retirando dos supermercados as sacolinhas de plástico! Somente estas sacolinhas são poluidoras; o consumidor pode e deve continuar comprando sacos de plástico para seu lixo até muito mais reforçados; seus refrigerantes e água em vasilhas que levarão milhares de anos para sumirem do solo e muitas outras comidas embaladas em plástico. essa é uma conversa bem loga como a das "cotas" de vagas em universidades para pessoas de pele nomeadamente parda ou negra. Então é melhor aproveitar a chuva e tirar uma soneca.