domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo

     Feliz Ano Novo!
     Uma frase tão repetida que se tornou velha, como um chinelo surrado. Contudo a falei e escrevi para muitos amigos também a recebi em diversos formatos, porém nenhuma novidade.
     Refletindo só um bocadinho, falar de Ano Novo como um todo, como um bloco pronto, um conjunto de dias e meses em que devemos ser - chova ou faça sol - sem criatividade, como um fardo, um osso duro de roer ( caso não morramos a qualquer momento) - isso é que torna o tal " Feliz Ano Novo" um jargão. Isso é o que estraga, azeda tudo. Prefiro o " felizes dias futuros"; ou " suportáveis horas de trabalho" ou ainda " benditas horas de lazer". Isso é o que queria ter dito e não disse, pela correria em preparar uma bela e divertida refeição, no meio da noite, para a família e muitos amigos.
     Natal e Réveillon devem acontecer em muitas noites, durante todo o ano. Luzes, brilhos, cristais e porcelanas; beijos, abraços, flores e mimos deixam nossos dias mais humanos quase angelicais. Quebram barreiras, podam galhos secos e alisam arestas em nossos relacionamentos. Se existem propósitos, metas para o ano novo - e eles existem - que eu possa fazer como fizeram meus netos: o dia do desaniversário. Um dia alegre, de festa bonita, com boa comida, sem filas nos mercados, sem papai - noel, sem obrigatoriedade de presentinhos. Já fiz isso em algumas vezes e os amigos ficavam a indagar o que estávamos a comemorar? Aniversário de quem? Nada, eu respondia. Estamos comemorando a Vida! Isso é um bom motivo, por si mesmo. Se eu conseguir agendar este tal dia ao menos por quatro ou seis vezes, neste ano que desponta, já me darei por feliz. Vamo-nos tornando acomodadas ou complicamos o encontro. Se formos simples como as pombas e puros como os lírios- do - campo ( o Mestre falou algo assim) nosso encontro será como um Natal ou Réveillon, em plena tarde de um junho ou setembro qualquer.
     Posso dar-me o luxo de não programar mais nada; se, além disso, eu conseguir escrever algum poema, pintar uma minúscula tela, comunicar - me com meus queridos, no Exterior, brincar com meus netos, fazer exercícios físicos, cuidar de meu jardim, ler um bom livro, responder e-mails e, sobretudo, orar melhor - se eu conseguir isso - então o meu Ano Novo ficará um pouquinho mais novo que este 2012.
     Para quem diz que nada vai programar, esta é uma programação e tanto!
     E, para não perder o hábito: Feliz Ano Novo para todos.   

Nenhum comentário: