quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Convite

     Chegava ao clube, quando me encontrei com minha amiga Júlia. Ela acabara de sair de seu carro e carregava, além de enorme sacola, a boia de natação. Após nossos cumprimentos habituais, ela estendeu-me um pequeno envelope e acrescentou várias exclamações de indignação dirigidas ao que nomeou de " O Convite de minha neta". Estendia-me o tal e o recolhia. Não o tinha visto ainda, enquanto ela exclamava que aquilo não era modelo nem cor apropriados! Reforçava os xingamentos atribuindo à fraqueza da mãe o fato de a neta estar a fazer o que não devia. Também o pai da menina, seu filho, seria um frouxo ou tolo, pois não lhe impunha limites. A menina dissera que seu aniversário seria como determinasse. E Júlia falava e voltava a falar e mal respirava. Afinal, deu-me a ver  o polêmico convite, para que eu corroborasse seus sentimentos de avó aflita e inconformada. Tinha o convite o formato de um caixão de defunto, postado sobre um retângulo branco. Encimando o caixão, uma caveira e uma cruz. Dentro, o cartão era como qualquer outro, marcando dia, hora e lugar onde seria o evento.
Abaixo, um "p.s." determinava que os convidados se vestissem de negro.
Achei " sui generis ", mas neste contexo de Nova Era, com filmes na linha de Senhor dos Anéis, ou da saga Crepúsculo (Lua Nova, Amanhecer? Será isso?) - Aqueles de vampiros charmosos e bonzinhos que não bebem sangue humano - Somam-se os filmes de Harry Porter - honestamente, estou meio por fora destas tramas de magia - e uma pitada de Hallowin. Ora, ora amiga avó, sua neta é uma adolescente querendo - se afirmar. Tem que seguir a onda; ainda não tem personalidade formada...Afinal, ela está fazendo uns treze, quatorze anos, no máximo, não é? Falei condescendente, dando-lhe uma força.
   -Não, não!- gemeu minha amiga- Minha neta está fazendo apenas seis anos!
Calei-me e nos despedimos. Aleguei que estaríamos a perder nossos preciosos exercícios.
Realmente, juntei meu lamento ao de Júlia. Estará escorrendo rio abaixo aquela pureza de crianças que gostam, em seus convites, de enfeites floridos, claros, com bichinhos ou personagens de desenho animado?
Se for como esta criança, é uma pena!

Nenhum comentário: